A mamografia na detecção precoce do câncer de mama: quando começar?

A mamografia na detecção precoce do câncer de mama: quando começar?

No mês de outubro acontece uma campanha mundial de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama chamado Outubro Rosa. E para celebramos este movimento hoje falaremos da mamografia.

A mamografia é o exame usado para diagnosticar precocemente o câncer de mama e a recomendação no Brasil e em vários lugares do mundo é de que ela seja feita a partir dos 50 anos. No entanto, em alguns lugares o exame  é indicado a partir dos 40 anos.

Um estudo inglês recentemente publicado fortalece a indicação nas mulheres mais novas. Ele envolveu mais de 160 mil mulheres que eram dividas em dois grupos, onde o primeiro faria o exame a partir dos 50 anos, como é recomendado também na Inglaterra, repetindo a cada 3 anos, e o outro faria anualmente a partir dos 40 anos. Estas mulheres foram acompanhadas por cerca de 17 anos. Neste período os dois grupos tiveram um número semelhante de mulheres diagnosticadas com câncer de mama, porém o grupo que começou a fazer o exame mais cedo teve uma redução na chance de morrer por câncer de mama de 12%.

Bibliografia:

1 – Effect of mammographic screening from age 40 years on breast cancer mortality in the UK Age trial at 17 years’ follow-up: a randomised controlled trial; The lancet, Volume 16, Nº9, setembro/2015.

 

Autor:

– Dra Maria Helena Rangel

Médica residente do serviço de oncologia Clínica Hospital Felicio Rocho

– Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235

Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho, da clinica Oncocentro BH, da Urológica e do IPSEMG

Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *