Agência britânica aprova droga para tratar câncer de próstata após redução do preço

Agência britânica aprova droga para tratar câncer de próstata após redução do preço

Noticia divulgada ontem na imprensa internacional revela que a rigorosa agência britânica NICE voltou atrás e  aprovou  uma droga utilizada para tratamento do câncer de próstata metastático após a Sanofi, fabricante do medicamento, ter abaixado o preço da medicação. A droga a que a notícia se refere é o cabazitaxel. Falaremos um pouco sobre essa medicação e também sobre a questão do preço das drogas na oncologia.

O câncer de próstata metastático é uma doença muito comum e por sorte hoje temos várias opções de tratamento que são eficazes. Quimioterapia e novos agentes hormonais fazem parte do arsenal de combate à essa doença. O cabazitaxel é um quimioterápico que foi aprovado para uso em vários países, entre eles o Brasil, para uso em pacientes com câncer de próstata metastático que já foram previamente tratados com um outro tipo de quimioterapia: o docetaxel.

Mas por que algumas drogas são aprovadas em uns países e em outros não? 

Os países normalmente tem agências que avaliam a aprovação de medicamentos. Nos Estados Unidos é o FDA, aqui no Brasil é a ANVISA. A agência inglesa NICE é famosa por avaliar criteriosamente a relação custo/efetividade dos medicamentos. Essa relação difere entre os países e seu cálculo é muito complexo. Em alguns países a aprovação dos medicamentos se dá de forma mais ágil por vários fatores: mais agilidade dos órgãos públicos, critérios diferentes na avaliação de eficácia e custo efetividade, maior pressão da população, etc.

O custo dos medicamentos utilizados no tratamento do câncer é uma preocupação crescente das fontes pagadoras.Mas por que tudo é tão caro? 

Em primeiro lugar o custo para se desenvolver um medicamento inovador e avaliar seu uso (pesquisa clínica) é muito alto. O preço dos medicamentos é muito influenciado pela negociação entre as indústrias farmacêuticas e as agências regulatórias de cada país.

O exemplo da negociação entre a agência britânica e a Sanofi é um bom exemplo disso. No caso os principais beneficiados foram os pacientes, mas não se pode deixar de falar que a sociedade britânica como um todo tira vantagem disso também.

No Brasil o acesso a medicamentos é cada dia mais difícil. Quem é que quer pagar uma conta tão alta? Na minha opinião é necessário uma melhor negociação do preço dos medicamentos que aqui são aprovados.

 

Referência

http://www.medscape.com/viewarticle/862337?src=wnl_edit_tpal&uac=215880SK

 

Autor

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235
Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho, da clinica Oncocentro BH e do IPSEMG
Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

Comments (2)

  1. marcosmoisesmeneguetifaria - Responder

    como comprar esse remédio estou com a doença positivo nas doze agulhas 7-7 e 8-8 estou semdo encaminhado para radioterapia estou na fila praia grande sp. agradeço desde já

    • Caro Marcos converse com seu médico para saber se voçe pode tomar esse medicamento,o tratamento é individualizado.
      Caso possa tomar o próprio médico do senhor lhe orientar a respeito do acesso ao cabazitazel.
      Boa sorte para o senhor e muita força também.
      att

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *