Câncer de intestino: o lado importa?

Câncer de intestino: o lado importa?

O intestino humano é divido em intestino fino ou delgado e intestino grosso. O câncer de intestino grosso é o segundo mais comum em mulheres e o terceiro mais comum em homens no nosso país. O intestino grosso tem o formato de um “U” invertido, com a abertura para baixo. Qualquer ponto do intestino pode ser acometido por um câncer, mas existe um lado pior…

Um grande estudo realizado pelo governo norte americano mostrou que pacientes com tumores originados do lado esquerdo vivem em média 13,9 meses a mais que pacientes com tumores do lado direito. Nesta pesquisa foram analisados mais de mil pacientes com câncer de intestino já com metástases e eles foram analisados de acordo com o local de origem do tumor. Tumores que não eram originados nem à direita nem à esquerda, ou seja, aqueles de origem incerta ou que surgiram no meio do intestino, foram excluídos da análise.

A avaliação dos casos também levou em consideração os tratamentos realizados. Todos os pacientes avaliados eram elegíveis para receber o Cetuximabe, agente biológico que só é eficaz em paciente sem mutação no gene do KRAS. Além disso, eles ainda poderiam receber quimioterapia convencional com dois esquemas clássicos e o Avastin, outro agente biológico.

Os pacientes com câncer de intestino a direita parecem não se beneficiar do Cetuximabe: entre os pacientes que usaram este agente biológico, os pacientes com câncer a direita viveram quase 20 meses a menos que os com tumor a esquerda. Nos outros subgrupos de tratamento os tumores a direita também apresentam tempo de vida menor, porém em nenhum a diferença é tão importante.

Como os dados foram originados de uma análise feita de um trabalho elaborado com outra intenção os dados não podem ser considerados definitivos e precisaram de confirmação por outros trabalhos.

Bibliografia:

http://meetinglibrary.asco.org/content/161936-176

Autora:

Dra Maria Helena Cruz Rangel Da Silva
CRM mg 49563 RQE 28713
Médica Oncologista Clínica do Oncocentro bh

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *