Câncer de ovário: o tempo para iniciar a quimioterapia pode ser importante

Câncer de ovário: o tempo para iniciar a quimioterapia pode ser importante

Os tumores epiteliais de ovário sâo tumores ginecológicos frequentes. Atualmente a maioria dos casos de câncer de ovário é diagnosticada em uma fase mais avançada da doença. O tratamento cirúrgico é a arma mais importante e já se sabe que a qualidade da cirurgia ( aquela que nâo deixa lesões tumorais residuais visíveis) é um importantíssimo fator prognóstico no câncer de ovário. Após a cirurgia normalmente o paciente precisa fazer tratamento quimioterápico. Porém até o presente momento nâo se sabe qual o tempo ideal para o inicio da quimioterapia.

Um estudo publicado online na revista Annals of Oncology em outubro de 2015 investigou se atrasos no inicio da quimioterapia podem compromenter a evolução dos pacientes com câncer de ovário submetidos a cirurgia.

É importante citar que os atrasos para o início da quimioterapia ocorrem por uma série de motivos, dentre os quais podemos destacar:

-Demora em se repuperar da cirurgia ( muitas vezes decorrentes de complicações no pós operatório)

-Atraso no encaminhamento para serviço de oncologia.

-Demora dos planos do saúde em autorizar o tratamento solicitado.

-Dificuldade de acesso ao atendimento médico.

O estudo realizado por pesquisadores da Universidade da California mostrou que iniciar a quimioterapia com mais de 25 dias pode ser prejudicial para alguns pacientes com câncer de ovário. ( foram avaliadas principalmente pacientes com doença estadio IV).Aquelas que iniciaram a quimiotarapia com mais de 40 dias foram as que tiveram maior impacto negativo na sua sobrevida.

O fato de que atrasos no inicio de um tratamento quimioterápico podem prejudicar a evolução do cãncer já foi observado em outros tumores como o cãncer de mama e o cãncer de intestino.

Em relação ao câncer de ovário não resta dúvida que a qualidade da cirurgia é muito relevante e muitas vezes uma cirurgia mais extensa está associada com um período pós operatório mais difícil e prolongado.Porém deve-se atentar para o tempo de inicio da quimioterapia e fazer o possível para evitar atrasos em seu inicio.

Referência:

1) Ann Oncol. 2016 Jan;27(1):114-21. doi: 10.1093/annonc/mdv500. Epub 2015 Oct 20.

 

Autor

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235

Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho, da clinica Oncocentro BH, da Urológica e do IPSEMG

Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *