Câncer de pâncreas: mudança de conduta!

Câncer de pâncreas: mudança de conduta!

Hoje vamos dar uma ótima notícia relacionada ao tratamento do câncer de pâncreas. Um estudo apresentado no congresso americano de oncologia clínica em junho 2018 vai modificar a maneira como os médicos tratam essa doença.Um tipo de quimioterapia empregada após a cirurgia melhorou o prognóstico dos pacientes! As chances de cura dos pacientes irão aumentar. Os pacientes viverão mais. Felizmente as pesquisas não param no campo da oncologia. E isso nos motiva cada dia mais!!

O câncer de pâncreas mais comum é o adenocarcinoma. Está longe de ser uma doença rara. O tratamento curativo para o tumor de pâncreas é a cirurgia. Infelizmente  somente uma parcela dos pacientes consegue ter seu tumor ressecado cirurgicamente. Uma parte expressiva daqueles que são operados apresentam retorno de sua  doença.

Normalmente após a cirurgia os oncologistas indicam algum tipo de tratamento para reduzir as chances de recidiva da doença. Na maioria dos centros se indica quimioterapia. A medicação mais utilizada é a gencitabina.

O estudo GI PRODIGI 24/CCTG PA.6 avaliou 493 pacientes com câncer de pâncreas submetidos a cirurgia com intenção curativa. Os pacientes foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo recebeu o tratamento com gencitabina. O segundo grupo recebeu um esquema de quimioterapia denominado mFOLFIRINOX. Os pacientes que receberam o mFOLFIRINOX tiveram maior sobrevida global. O resultado foi muito superior ao tratamento que era até então considerado padrão.

Vale lembrar que o FOLFIRINOX já é um tido de esquema muito utilizado em pacientes com câncer de pâncreas metastático. Ele será agora também utilizado como tratamento no pós operatório. A finalidade é   aumentar as chances de cura.

O FOLFIRINOX é um regime de quimioterapia mais tóxico do que a gencitabina. Nem todos os pacientes conseguem tolerar esse tratamento. A correta seleção de pacientes é fundamental na prática médica atual.

Autor

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235
Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho e da clinica Oncocentro BH
Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *