Câncer de pequenas celulas do pulmão:novidades

Câncer de pequenas celulas do pulmão:novidades

O câncer de pulmão de pequenas células é um tipo especial de câncer de pulmão. Ele representa cerca de 15-20% dos casos de câncer de pulmão no mundo. Está intimamente associado ao tabagismo. O que mais chama a atenção nessa doença é sua natureza explosiva. As células se multiplicam com muita rapidez e o tumor cresce rapidamente se não for tratado. Sem tratamento a doença é rapidamente fatal. O tratamento do tumor de pequenas células do pulmão é o mesmo há vários anos. No ano de 2016 contudo algumas novidades começam a surgir. É o fruto do trabalho de esforçados investigadores que começa a ser colhido.

A primeira novidade é a descoberta de uma nova droga. O rolvalpituzumab tesirine é um anticorpo monoclonal. É uma droga que tem um alvo específico no interior da célula tumoral. Esse alvo é uma substância chamada DLL3. O DLL3 é um ligante inibidor da via NOTCH. Essa via está superexpressa em muitos tumores de pequenas células.

Em um estudo publicado em 2016 na revista Lancet Oncology demonstrou-se que pacientes tratados com o rolvalpituzumab tiveram uma taxa de resposta de 18%. Porem quando foram considerados apenas os pacientes que superexpressavam o DLL3 a taxa de resposta foi de 38%.A sobrevida em 1 ano foi de 32%. Esses dados são muito significados levando-se em consideração a agressividade da doença. Vários outros estudos estão em andamento para na tentativa de se consolidar esses dados.

Outra importante novidade no tratamento do câncer de pulmão de pequenas células é o uso da imunoterapia. Antonia e colaboradores publicaram na revista Lancet Oncology em 2016 o primeiro estudo avaliando a imunoterapia nessa doença. O nivolumab isoladamente ou em combinação com o ipilimumab foi utilizado em 216 pacientes. Os resultados foram tão bons que levaram o NCCN ( grupo americano que produz guidelines de conduta) a incorporar a combinação de nivolumab e ipilimumab.

 

Referência:

http://www.nature.com/nrclinonc/journal/v14/n2/pdf/nrclinonc.2016.203.pdf

 

Autor:

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235
Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho e da clinica Oncocentro BH
Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *