Câncer de próstata inicial: podemos somente observar?

Câncer de próstata inicial: podemos somente observar?

O câncer de próstata afeta muitos homens no mundo e seu tratamento tem mostrado muitos avanços nos últimos anos. Geralmente a doença é localizada, detectada por rastreamento realizado com PSA. O tratamento depende do estágio da doença e tumores iniciais podem ser tratados com cirurgia, radioterapia, bloqueio hormonal e até mesmo observação(clique aqui).

Muitos pacientes ficam inseguros de não iniciarem um tratamento logo ao diagnóstico. O estudo americano PIVOT, publicado em agosto/17 em uma revista de grande relevância na Oncologia, mostrou que pacientes com câncer de próstata localizado podem ser conduzidos apenas com observação, sem diferença significativa na mortalidade quando comparados com o tratamento cirúrgico.

Esse estudo avaliou 731 homens com câncer de próstata localizado com valores de PSA menores que 50 ng/mL (média de 7,8 ng/mL), submetidos à prostatectomia radical (retirada da próstata) ou somente observação (controle de PSA e avaliação de sintomas). O desfecho primário foi mortalidade por todas as causas e, após quase 20 anos de seguimento, o estudo mostrou que o tratamento cirúrgico não foi associado a taxa de mortalidade significativamente menor que a observação, principalmente em pacientes com PSA menor que 10 ng/dL.

Os pacientes submetidos à cirurgia apresentaram menor frequência de progressão assintomática ou local da doença, porém com maiores índices de complicações (incontinência urinária e disfunção erétil).

A decisão do melhor tratamento nem sempre é fácil. O tratamento do câncer de próstata deve ser individualizado, levando em consideração as caraterísticas de cada paciente e o perfil de agressividade da doença.

 

Referência:
http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1615869

 

Autora

Dra Ana Carolina Barbosa CRM MG 54625

Médica residente de Oncologia clínica do Hospital Felicio Rocho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *