Exercícios físicos e câncer.

Exercícios físicos e câncer.

Exercícios físicos são seguros e benéficos para pacientes portadores de câncer de mama e próstata, de acordo com novas evidências, apresentadas no Instituto Americano de Pesquisa do Câncer (AICR).

Há varias evidências que a prática regular de exercícios físicos diminui o risco desenvolvimento de vários tipos de câncer e também ameniza os efeitos colaterais de quem já está em tratamento. Geralmente, os pacientes que estão recebendo quimioterapia, apresentam fadiga e indisposição, levando-os a não realizarem atividades físicas. Entretanto, a prática de exercícios pode levar exatamente ao efeito contrário: diminuição da fadiga e aumento de energia.

Em pacientes com câncer de mama, foi conduzido uma grande meta-análise de 17 estudos, num total de 1175 pacientes, para avaliar os efeitos da atividade física em pacientes que recebiam quimioterapia e/ou radioterapia. Houve grande melhora na força muscular, função cardíaca e qualidade de vida comparativamente àquelas que não se exercitaram.

Foram avaliados exercícios aeróbicos e treinamento de resistência, tornando a avaliação de qual exercício fazer um pouco subjetiva. O que é indicado é que a prática da atividade física seja recomendada pelo médico, supervisionada e individualizada para cada um.

Resultados semelhantes também foram vistos no câncer de próstata. Um pequeno estudo, que avaliou paciente em terapia de privação de androgênios, analisou-se mudança na dieta e prática de exercícios físicos. Entre esses pacientes, houve perda de peso, melhora na habilidade funcional e melhora na qualidade de vida.

E também houve ganhos em pacientes portadores de câncer de pulmão. Publicado online no British Journal of Cancer, um estudo com 111 pacientes, inseridos em um programa de 12 semanas, realizando caminhada de intensidade moderada por 40 minutos, 3 vezes na semana. Houve melhora significativa no qualidade do sono e na qualidade de vida. Segundo os autores deste estudo, a caminhada pode inclusive ser considerada como um componente da reabilitação em pacientes com câncer de pulmão.

Referência

http://www.mdedge.com/jcso/article/109099/breast-cancer/effects-exercise-interventions-during-different-treatments-breast

http://www.nature.com/bjc/journal/v115/n11/full/bjc2016356a.html

 

Autora

Dra. Milena Macedo Couto. CRM 57978

Médica residente do serviço de oncologia do Hospital Felicio Rocho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *