Fatores dietéticos no câncer de pulmão

Fatores dietéticos no câncer de pulmão

Que o câncer de pulmão é altamente relacionado ao tabagismo isso já é sabido de todos. O que não sabemos claramente é se há relação entre alguma dieta e o risco de desenvolver a doença. Um estudo que observou mais de 1 milhão de participantes em vários países do mundo tentou avaliar o uso de dietas ricas em gordura com o risco de desenvolver câncer de pulmão.

Foi um longo estudo de coorte, que é uma forma de pesquisa observacional e geralmente a longo prazo. São observados os fatores de risco em uma população e desfecho na saúde dessa população que esse fator possa causar, tentando estabelecer um nexo entre a exposição e a doença.

Acompanharam-se 1.445.850 pacientes e foram identificados 18.822 casos de câncer de pulmão em uma média de seguimento de noves anos. Dietas ricas em gordura saturada estiveram mais associadas com o desenvolvimento da doença do que em dietas com baixa ingesta. E essa associação foi mais evidente em tabagistas ativos do que em pacientes nunca fumantes. A dieta rica em gordura saturada também esteve relacionada ao desenvolvimento dos subtipos de câncer de pulmão pequenas células e células escamosas. E ao contrário, dieta rica em gordura poli-insaturada esteve associada à diminuição do risco de câncer de pulmão.

Lembrando que a gordura saturada é encontrada nos alimentos de origem animal, como carnes gordurosas, manteiga e laticínios, assim como diversos produtos industrializados. Já a gordura poli-insaturada é chamada “gordura boa” que está presente nas castanhas (amêndoas, nozes), linhaça, chia, peixes e azeite de oliva, por exemplo.

Em suma, os dados desde grande estudo internacional de coorte sugerem que a modificação de uma dieta rica em gorduras saturadas para poli-insaturadas podem reduzir o risco de câncer de pulmão, principalmente entre os fumantes e para os subtipos pequenas células e células escamosas.

http://ascopubs.org/doi/abs/10.1200/JCO.2017.73.3329

Autora

Dra. Milena Macedo Couto. CRM 57978

Médica residente do serviço de oncologia do Hospital Felicio Rocho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *