FDA aprova dois biossimilares contra o câncer.

FDA aprova dois biossimilares contra o câncer.

No dia 13 de julho 2017 o U.S Food and Drug Administration’s (FDA) Oncologic Drugs Advisory Committee (ODAC) recomendou aprovar por unanimidade as versões biossimilares do bevacizumab ( Avastim) e do Trastuzumab ( Herceptin). Já explicamos o que são biossimilares em outro post. Os membros desse importante órgão julgaram que não existem diferenças clinicamente significativas entre os biossimilares  e os medicamentos de referência.

O bevacizumab biossimilar foi aprovado para seis indicações da droga original. Esse processo é conhecido como extrapolação e já é reconhecido pela entidade regulatória européia há vários anos. No câncer de ovário não houve aprovação para o bevacizumab similar.

O trastuzumab biossimilar foi aprovado para todas as indicações da droga original, o Herceptin. Isso incluiu o câncer gástrico metastático HER2 positivo.

A aprovação de medicamentos biossimilares tem o potencial de baixar o custo do tratamento do câncer.  Pode ocorrer também aumento  do acesso dos pacientes a essas drogas. Em muitos países como é o caso do Brasil muitos pacientes não podem receber o bevacizumab. Lembrando que o Avastin já é aprovado para o tratamento de doenças como o câncer de intestino, câncer de colo uterino, câncer de rim, câncer de ovário e câncer de pulmão. Isso é particularmente verdade nos pacientes tratados pelo SUS.

 

Referência

http://www.ascopost.com/News/57833

 

Autor

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235
Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho e da clinica Oncocentro BH
Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *