Gravidez é segura após câncer de mama

Gravidez é segura após câncer de mama

Resultados de longo prazo de um estudo chamado POSITIVE que acompanhou mulheres que engravidaram após terem sido tratadas para câncer de mama em fases mais iniciais mostram-se confortantes. Após um seguimento de 1200 pacientes por 12 anos, não houve diferença de sobrevida livre de doença entre aquelas que engravidaram e não engravidaram. Em outras palavras, a gravidez não aumentou o risco de recorrência ou morte pela doença.

É importante ressaltar que o estudo foi desenhado para analisar a segurança de gravidez em pacientes com história de câncer de mama que apresentavam receptor de estrógeno positivo. A importância em se selecionar pacientes com receptor de estrógeno positivo é que na gravidez ocorre grande variação  hormonal. Havia certo medo de que os altos níveis hormonais pudessem levar ao crescimento de células cancerígenas que ainda estivessem presentes no corpo da mulher após o tratamento.

Foram inclusas 1027 pacientes, 333 grávidas e 874 não grávidas. Um total de 57% eram câncer de mama com receptor de estrógeno positivo e 43% eram receptor de estrógeno negativo. Após 12,5 anos do início do estudo não houve diferença entre sobrevida livre de doença entre os grupos das grávidas e das não-grávidas nas pacientes receptor de estrógeno positivo. Dentre o grupo receptor hormonal negativo, talvez a gravidez seja até um fator protetor contra recidivas, entretanto serão necessárias mais pesquisas para confirmar essa hipótese.

Foi o maior estudo avaliando a segurança da gravidez em pacientes com história previa de câncer de mama receptor hormonal positivo. O estudo não foi capaz de determinar em quanto tempo após o término do tratamento é seguro engravidar e também não conseguir tirar conclusões claras sobre complicações da gravidez nessas pacientes. Há outro estudo em andamento que analisa a segurança a suspensão do tamoxifeno temporária para engravidar.

 

http://abstracts.asco.org/199/AbstView_199_189078.htm

Autores

Dra. Milena Macedo Couto. CRM 57978

Médica residente do serviço de oncologia do Hospital Felicio Rocho

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235
Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho e da clinica Oncocentro BH
Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *