Hepatite C e câncer de cabeça e pescoço

Hepatite C e câncer de cabeça e pescoço

A hepatite C é uma doença viral que pode ser transmitida pelo contato íntimo com sangue (como na transfusão de sangue ou compartilhamento de agulhas e lâminas) ou através do sexo sem camisinha com paciente portador do vírus. Há muito tempo já sabemos do aumento do risco de câncer de fígado e linfomas em pacientes com hepatite C, porém uma nova associação foi recentemente descoberta: pacientes com hepatite C também têm risco aumentado de desenvolver câncer de cabeça e pescoço.

Em 2009 um respeitado serviço de oncologia dos Estados Unidos criou um espaço para atendimento e acompanhamento de pacientes com câncer e com hepatite C e para a surpresa dos médicos responsáveis o volume de cânceres de cabeça e pescoço nestes pacientes era mais alto que o esperado.

Para confirmar esta associação um grupo de pesquisadores avaliou os prontuários de mais de 34mil pacientes atendidos no serviço entre 2004 e 2014 e que tinham sido testados para hepatite C. Eles encontraram:

– 409 casos de câncer de cabeça e pescoço, sendo 164 de boca;

– 694 casos de pacientes com outros tumores, sendo 378 com câncer de pulmão, 168 de esôfago e 148 de bexiga.

Como todos os tumores analisados são ligados ao cigarro, este e outros fatores eram levados em consideração para a comparação entre os grupos.

Os testes positivos para hepatite C foram quase 3 vezes mais frequentes nos pacientes com câncer de boca em comparação com os pacientes com tumores não originados na cabeça e pescoço, especialmente nos tumores de boca causados pelo vírus do HPV. Para tumores de cabeça e pescoço não primários de boca a taxa foi mais de 3 vezes maior em comparação com tumores não cabeça e pescoço. Apenas os tumores de nariz não seguiram a tendência, e não houve diferença significativa de taxa de hepatite C entre os grupos.

O estudo resolveu uma dúvida, mas criou outras dúvidas: será que a hepatite C também está associada a outros cânceres ligados ao HPV? Será que os vírus do HPV e da hepatite C interagem? Vamos ter que esperar novos estudos para responder a estas perguntas.

Bibliografia:

http://m.jnci.oxfordjournals.org/content/108/8/djw035.abstract?sid=0b77037a-2f5c-4bdb-a6ba-d5d499f6e3f8

 

Autora:

Dra Maria Helena Cruz Rangel Da Silva
CRM mg 49563 RQE 28713
Médica residente do serviço de oncologia Clínica Hospital Felicio Rocho

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *