Mais ejaculações, menos câncer de próstata

Mais ejaculações, menos câncer de próstata

Isso mesmo pessoal, parece que mais ejaculações durante a vida do homem pode reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata. Parece até manchete de jornal, mais é essa a conclusão de um importante estudo publicado online dia 29/03/2016 na importante revista European Urology. O estudo conduzido por investigadores de Harvard foi considerado tecnicamente bem feito.

O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade. A medicina pode fazer muito pouco a esse respeito!! Pelo contrário, quanto mais se melhoram as condições de saúde da população, mais idosos teremos no mundo. E são os homens com idade acima de 60 anos aqueles com maior risco de terem o diagnóstico de câncer de próstata e esse risco aumenta com idade.

O estudo de Harvard é interessante pois coloca o número de ejaculações como um fator que pode reduzir o risco de câncer de próstata.

Foram acompanhados 31.925 homens entre 1992 e 2010.Durante esse período de 18 anos 3.839 casos de câncer de próstata foram diagnosticados, dos quais 384 casos foram letais.

Após análise estatística criteriosa concluiu-se que os homens que tiveram um número de ejaculações de pelo menos 21 vezes ao mês tiveram uma redução de 20% no risco de desenvolver câncer de próstata quando comparado com os homens que ejacularam de 4 a 7 vezes no mesmo período.

Outros dados interessantes;  os homens com idade entre 40-49 anos com número de ejaculações entre oito e doze por mês tiveram redução do risco de 10%. Já aqueles que ejacularam de 13 a 20 vezes por mês tiveram o risco de câncer de próstata reduzido em 20%.

O aumento do número de ejaculações não protegeu, contudo, contra tumores de alto risco, doença avançada e câncer letal. A razão para esse fato não é conhecida.

Não se sabe exatamente o motivo pelo qual o aumento do número de ejaculações reduz o risco de câncer de próstata. Esse estudo abre linhas para a pesquisa de muitas hipóteses, algumas das quais pode gerar algum fruto no futuro. Será que a ejaculação pode eliminar substâncias carcinógenas que ficam acumuladas na próstata?

 

Referência:

  1. http://www.europeanurology.com/article/S0302-2838(16)00377-8/abstract/ejaculation-frequency-and-risk-of-prostate-cancer-updated-results-with-an-additional-decade-of-follow-upcade-of-follow-up

Autor:

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235
Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho, da clinica Oncocentro BH e do IPSEMG
Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *