Nível de vitamina D e gravidade de câncer de próstata

Nível de vitamina D e gravidade de câncer de próstata

Atualmente a Vitamina D vem sendo bastante discutida e estudada pelos oncologistas. Um estudo recente, publicado em uma importante revista americana, investigou a associação entre baixos níveis da vitamina D no sangue e a agressividade do câncer de próstata.

Quando se descobre um câncer de próstata localizado, a doença é classificada de acordo com seu risco (baixo, intermediário ou alto). Isso é importante, entre outras coisas, pois ajuda a decidir qual é o melhor tratamento.

Para a avaliação do risco leva-se em consideração os seguintes fatores: nível do PSA, tamanho do tumor e seu grau de diferenciação (avaliado através da biópsia, baseado na classificação chamada Gleason).

O estudo conduzido por investigadores de Chicago investigou a associação entre baixos níveis da vitamina D no sangue e a agressividade do câncer de próstata. Nesse estudo, 1760 pacientes saudáveis foram acompanhados no período de 2009 a 2014. Foram realizados exames regulares para diagnóstico precoce de câncer de próstata, o chamado rastreamento. Destes pacientes,190 foram submetidos a prostatectomia radical para tratamento do câncer de próstata localizado. As próstatas retiradas cirurgicamente foram analisadas detalhadamente em exame anátomo-patológico.

Oitenta e sete pacientes (45%) tiveram biópsias consideradas desfavoráveis, ou seja, aquelas onde o tumor era mais agressivo (classificação de Gleason 4 ou 5) ou quando o tumor já tinha avançado além da próstata. Esses pacientes tinham níveis no sangue de vitamina D mais baixos do que pacientes com biópsia que mostravam tumor mais favorável (menos agressivo).

O papel da vitamina D como marcador de agressividade ainda não é definitivo mas a deficiência/ insuficiência da vitamina D pode estar associada a tumores de próstata mais agressivos e essa associação merece novos estudos.

Referência:
http://m.jco.ascopubs.org/content/early/2016/02/17/JCO.2015.65.1463.abstract

Autores:

Dra Maria Helena Cruz Rangel Da Silva
CRM mg 49563 RQE 28713
Médica residente do serviço de oncologia Clínica Hospital Felicio Rocho

 

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235
Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho, da clinica Oncocentro BH e do IPSEMG
Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *