Nivolumab nova droga aprovada pela ANVISA contra o câncer de pulmão e Melanoma

Nivolumab nova droga aprovada pela ANVISA contra o câncer de pulmão e Melanoma

O nivolumab (Opdivo) é um medicamento da moderna classe dos imunoterápicos que teve na última segunda feira sua aprovação pela ANVISA para uso em casos de câncer de pulmão e melanoma. Hoje vamos detalhar um pouquinho sobre esta droga que é uma grande promessa para o tratamento do câncer.

O nivolumab age estimulando o sistema de defesa do paciente a lutar contra o tumor. Funciona assim:

– O sistema de defesa do paciente, especialmente as células T, fazem uma varredura constante no nosso organismo para eliminar possíveis ameaças, como vírus, bactérias e até células cangerígenas;

– Uma das maneiras de rastrear as ameaças é atraves da molécula PD-1 expressa pelas células T, que funcionaria como um radar;

– A célula tumoral pode ter uma molécula chamada PD-L1, que ao se ligar a PD-1 das células T , funcionaria como uma chave que desligaria o radar; desta forma a célula do câncer continua sem ser atacada pelo sistema de defesa do paciente e fica livre para se multiplicar;

– O Nivolumab se liga ao PD-1 das células T de defesa e impede a ligação com a molécula PD-L1 das células do câncer, desta forma a célula do câncer não consegue mais driblar a fiscalização do sistema de defesa e passa a ser atacada por células de defesa do próprio paciente.

Além de muito eficaz, com resposta até mais de 40% melhor que a quimioterapia no caso de câncer de pulmão, o nivolumabe possui, na maior parte dos casos, efeitos colaterais mais toleráveis, sem queda de cabelo ou náuseas. O nivolumab foi aprovada para as seguintes situações:

Melanoma avançado que não pode ser extraído por cirurgia ou que já possua metástase;

Câncer de pulmão, do subtipo não pequenas células, que não pode ser extraído por cirurgia ou que já possua metástase. O nivolumab foi aprovado para uso em pacientes que já tenham sido tratados com uma droga de referência (dependendo do subtipo essa pode ser uma quimioterapia com uma droga da familia das platinas ou quimioterapia oral específica para mutação tumoral).

Agora a droga (nivolumab) passará pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos para a definição sobre preços. Infelizmente, mesmo após o término do processo, ainda não há previsão de disponibilização do nivolumab no SUS.

Bibliografia:

www.uptodate.com

http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu++noticias+anos/201616/produto+biologico+novo+para+tratamento+de+cancer+e+aprovado+pela+anvisa

Autora:

Dra Maria Helena Cruz Rangel Da Silva
CRM mg 49563 RQE 28713
Médica residente do serviço de oncologia Clínica Hospital Felicio Rocho

Comments (29)

  1. Boa tarde! Dra. Maria Tereza!
    este medicamento serve somente para câncer de pele e pulmão, pode usar para esôfago?
    Se sim! como meu pai pode ter chance de participar do estudo de acesso expandido?

  2. Boa tarde! Dra. Maria Tereza!
    este medicamento serve somente para câncer de pele e pulmão, pode usar para esôfago?
    Se sim! como meu pai pode ter chance de participar do estudo de acesso expandido?
    atenciosamente

    • Cara Rose no Brasil o Nivolumab recebeu aprovação para ser usado em tumores de pulmão e no melanoma.
      O nivolumab está sendo pesquisado em uma série de tumores no mundo.
      Em relação ao câncer de esôfago ainda não existem estudos de fase III ( mais importantes) publicados.
      Em relação ao estudo de acesso expandido você precisa pedir ao oncologista que está avaliando seu pai para entrar em contato com o laboratório Bristol para se informar em relação ã programas de acesso expandido ou de estudos clínicos abertos para pacientes com tumores de esôfago

  3. Boa tarde Dra. Minha mae esta com cancer de pulmao em estagio 4. Esta fazendo radioterapia, hj foi a ultima sessâo, ela fez quimio paliativa mas nao obteve muitos resultados bons, apenas o tumor primario nao cresceu, mas a doença disceminou pela coluna e baco e eka nao aguenta andar de tanta dor! Entao no Inicio do tratamento falamos do Nivolumab para o onco dela e ele nos disse que era muito bom, só era caro demais, entao gostaria de saber cono faço para conseguir esse medicamento ou quem sabe ate comprar, pois venderemos o q for possivel para deixar nossa maezinha mais um pouquinho aqui conos o. Espero que nos ajude com sua informaçáo.

    • Prezada Jane o Nivolumab está em faze de aprovação do seu preço pela entidades regulatorias no Brasil, só após pode ser comercializado.
      Outra forma é conseguir o uso compassivo do medicamento junto ao laboratório fabricante da droga. ( o uso compassivo fica aberto durante determinado tempo
      uma forma de saber é pedir para o medico que está atendendo sua mâo verificar)
      Boa sorte e muita força aí para voçês

  4. Bom dia Dr Maria Tereza gostaria de saber como podemos fazer para entrar no experimento do uso do nivolumab? Pois tenho um irmão que está com câncer melanoma com metástases raro, já foi feito um tratamento com quimioterapia mas não obtive resultado nenhum,pelo contrário os tumores só aumentaram, se a senhora pudesse me dar alguma orientação lhe agradeceria muito. Pois meu irmão é novo ainda 38 anos e a família está sofrendo muito com essa situação. Obrigado!

  5. Dra Boa tarde!

    Minha esposa fez tratamento quimioterapêutico contra o câncer de pulmão, mais houve pouco sucesso, porem o oncologista que acompanha o tratamento solicitou um telemedicina com do Dr. Buzaid, os quais chegaram ao consenso de minha esposa usar o opdivo (nivolumab).
    Enviado a plano de saúde que após analise comunicou que ” não foram deferidos, uma vez que o medicamento solicitado não possui as indicações descritas na bula/manual registrado na ANVISA (uso off-label).
    Estamos movendo ação contra o plano de saúde com pedido de liminar.
    Pergunto: Na visão do judicial tem sido favorável ao paciente (as liminares tem sido deferidas)

    • O nivolumab foi aprovado no Brasil recentemente pra tratamento do melanoma metastático e do câncer de pulmão metastático
      Acho que o Buzaid ( que eu conheço) está com a razão e acredito que o judicial será favorável
      boa sorte aí na sua luta Jenildo
      att

  6. No dia 20/07 quarta-feira eu estive com meu Pai na Clinonco na 9 de Julho, ele começou a ser tratado com o Dr Artur Malzyner, ótimo profissional, meu Pai tem câncer de pulmão em fase metastático, graças a Deus conseguimos a liberação do convênio para obtermos o medicamento Nivolumab, o nosso convênio é a Unimed Fesp.

  7. rosana batista da silva - Responder

    Bom dia Dra Tereza tenho um filho de 11 com sarcoma de ewing com metástase pulmonar agora segunda reincidiva no mês de julho a chance de ele fazer uso desse medicamento. Estamos muito triste pelo diagnóstico que nos foi dado. Desde já estou grata pela atenção.

  8. Bom dia !

    Dra. Maria Helena tenho filho de 9 anos tem astrocistoma diencefálico que não pode ser removido, fez vários procedimentos cirúrgicos e todos protocolo de quimioterapia sem sucesso, ultima ressonância mostrou que migrou para coluna.
    Nivolumab tem eficaz para este protocolo?
    Não tenho plano de saúde!!!consigo este medicamento por ação judicial?

    sds.

    Marcos

    • Caro Marcos o Nivolumab foi aprovado no Brasil para tratamento de melanoma e tumor de pulmão
      No mundo existem alguns estudos com imunoterapia para tratamento de gliomas. Está ainda em uma fase inicial de pesquisa.
      Não se sabe ainda a real eficácia do nivolumab nos gliomas, essa resposta virá com os resultados dessas pesquisas.
      Desejo muita força aí para voçês
      att

  9. Pingback: Nivolumab quadriplica o tempo de vida em pacientes com câncer de pulmão - Falando Sobre CancerFalando Sobre Cancer

  10. meu marido tem melanoma com metastases, depois de quatro meses correndo atras consegui … primeiramente voce entra na secretaria da saude com relatorio medico e monte de papelada que pedem, ai foi negado, ai entrei com ação no juiz… em 10 dias o juiz deu ganho de tutela,…e pediu urgencia e 30 dias para o remedio chegar.
    hj recebi telefonema da secretaria da saude que o remedio foi comprado. e só aguardar 10 a15 dias que chegará um telegrama dizendo aonde está o remédio.
    ai é só ir buscar e começar o tratamento .. o tratamento dele é de seis meses, aplicar duas vezes por mes….ESTAMOS ESPERANÇOSOS. O PIOR JÁ CONSEGUIMOS valor do remédio 48 mil por mes… mas agora já estamos aguardando a chegada do remédio.

    • Regiane Sousa da Silva - Responder

      Olá Isabel minha mãe entroum judicialme para adquirir eseu medicamento gostaria de saber se seu esposo já está usando e se obteve esgotado.

    • Maria Angélica de Oliveira - Responder

      Izabel Boli, aqui Maria Angélica, estou tentando na justiça Nivolumabe, meus advogados disseram que a justiça no país está parada para novos processos, só liminar de urgência, mesmo assim corro o risco de nao conseguir o medicamento para o meu esposo, uma vez que vai ser a terceira vez que entramos, conseguimos, porém a justiça está querendo cancelar até o que ele está tomando. Vi a carta desta menção. Então, há como você enviar para mim o nome completo do seu esposo, talvez o número do processo, para que os meus advogados verifiquem o caminho, para nós ajudar, e solicitar a nossa liminar. Posso estar pedindo muito, mas estou apavorada. O médico disse que pode até haver a cura do meu esposo. O medicamento existe, e nao estamos conseguindo o caminho para obter, já que a justiça quer verificar se há urgência para o meu esposo, que já tem até metástase. Obrigado! Dê resposta por favor.

  11. Pingback: Imunoterapia no câncer de intestino - Falando Sobre CancerFalando Sobre Cancer

  12. Boa noite!Posso dizer que o tratamento com o nivolumabe tem sido eficaz no tratamento de cancer de pulmao do meu esposo que tem 73 anos,ha quatroteve um tumor nos rim e depois de dois anos deu metastese no pulmao(carcenoma).Tomou 1 ano e nove meses uma medicaçao oral e como o tumor ja estava indo pro mediastino a medica resolveu trocar para o opidivo(nivolumabe).Ele esta bem e faz essa medicaçao ha 10 meses e ate o momento só esta no pulmao.Quando descobriu no pulmao os medicos deram de 6 meses a um ano de sobrevida pra ele.E graças a Deus e a essa medicaçao ele esta bem ha dois anos e dez meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *