Nova droga contra o câncer de rim

Nova droga contra o câncer de rim

câncer de rim é um tumor pouco frequente no Brasil e até um terço dos pacientes possuem diagnóstico numa fase avançada. Para o tratamento nesta fase da doença estão disponíveis alguns agentes biológicos, ou seja, medicações que usam a defesa do organismo ou o próprio funcionamento do corpo para o combate ao tumor.

No mês de setembro foi publicada uma pesquisanorte americana que mostrou o papel da imunoterapia no câncer renal. A droga escolhida foi o Nivolumab, que age bloqueando a interação do tumor com as células de defesa do paciente, de forma que as próprias células do paciente passam a não reconhecer e então atacar o tumor.

Foram acompanhados 821 pacientes de 24 países e aqueles que usaram o Nivolumab tiveram uma redução no risco de morte em 27% em comparação com o tratamento padrão.Além disso, o Nivolumab foi mais bem tolerado, causando efeitos colaterais importantes em 19% dos pacientes, contra 37% do grupo do tratamento padrão. Com isso, ele se torna uma opção interessante para pacientes com câncer de rim avançado.

Bibliografia:

1 – Nivolumab versus Everolimus in Advanced Renal-Cell Carcinoma; The New England Journal of Medicine; Setembro/2015 ( http://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJMoa1510665)

 

Autor:

– Dra Maria Helena Rangel

Médica residente do serviço de oncologia Clínica Hospital Felicio Rocho

– Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235

Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho, da clinica Oncocentro BH, da Urológica e do IPSEMG

Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *