Câncer de próstata e tamanho da barriga.

Câncer de próstata e tamanho da barriga.

O câncer de próstata é o câncer mais comum nos homens e por isso toda informação que ajude na prevenção é importante. Um grupo de pesquisadores europeus que se reuniu para estudar a obesidade fez uma descoberta interessante sobre câncer de próstata.

Reunindo quase 150 mil homens de 8 países europeus, a pesquisa do Grupo de Obesidade Europeu (tradução para European Obesity Summit) revelou que o índice de massa corporal (IMC) elevado e a circunferência abdominal alta estão associados com um maior risco de câncer de próstata agressivo.

Na realidade os dados dos pacientes deste grupo europeu foram reavaliados por pesquisadores focados em câncer e nutrição. O foco principal era entender se algumas medidas corporais, com destaque para IMC e medida de circunferência abdominal, se associavam com o risco de câncer de próstata. Eles também avaliavam as características do tumor:

– Estádio ao diagnóstico – que nos diz de quanto do corpo o tumor já acometeu

– Grau de diferenciação – no caso do câncer de próstata usamos uma escala chamada Gleason, onde quanto maior o valor mais agressivo o tumor;

– Mortalidade pelo tumor.

Os mais de 140 mil homens foram recrutados por 52 anos e acompanhados por uma média de 14 anos. Nível educacional, estado civil, tabagismo, diabetes e atividade física foram levados em conta na avaliação dos dados. Neste períodos houveram mais de 7mil diagnósticos de câncer de próstata entre os participantes e 934 mortes por câncer de próstata.

Para cada 10 cm de aumento na circunferência abdominal ou 5 pontos no IMC havia um aumento de 10% no risco de câncer de próstata agressivo. Os mesmos 5 pontos no IMC ainda aumentavam em 14% o risco de morrer por câncer de próstata. No caso da circunferência abdominal foi um pouco pior: o aumento em 10cm aumento em 18% a chance de morte por câncer de próstata.

Bibliografia:

www.sciencedaily.com/releases/2016/06/160602121838.htm

 

Autora

Dra Maria Helena Cruz Rangel Da Silva
CRM mg 49563 RQE 28713
Médica Oncologista

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *