O que fazer no câncer de ovário avançado?

O que fazer no câncer de ovário avançado?

O câncer epitelial de ovário é uma doença silenciosa e que é descoberta em fase avançada na maior parte das vezes. Faz parte do tratamento destas pacientes cirurgia e quimioterapia. Operar primeiro é a escolha mais comum, mas será que existe diferença na ordem dos tratamentos?

Os pesquisadores de Harvard  resolveram avaliar casos de 22962 pacientes tratados com câncer de ovário avançado e ver qual grupo viveu mais tempo. As pacientes que operaram primeiro ou  aquelas que fizeram quimioterapia primeiro.

As pacientes avaliadas tinham que preencher os seguintes critérios:

– Ter câncer de ovário do tipo epitelial;

-Ter doença avançada com presença de tumor na película que reveste os órgãos do abdome ou em outros órgãos, incluindo os linfonodos;

– Ter sido diagnosticada entre 2003 e 2011;

=Ter 70 anos ou menos;

=Ter a possibilidade de fazer os dois tratamentos.

Para uma análise mais real o volume de doença, a presença da mutação do gene BRCA e o estado clinico das pacientes foi levado em consideração. Das quase 23 mil mulheres avaliadas 86,4% foram operadas antes da quimioterapia. Das 3126 mulheres que receberam a quimioterapia primeiro, 2935 foram avaliadas e comparadas com pacientes semelhantes no outro grupo. O tempo médio de acompanhamento das pacientes foi de pouco mais de 56 meses em ambos os grupos.

As pacientes que operaram primeiro viveram em média 5 meses a mais que as pacientes do outro grupo. Porém, o grupo das pacientes que fez a quimioterapia primeiro era um grupo de pacientes com pior estado clínico.

Infelizmente este estudo não conseguiu responder nossa pergunta, na verdade o que queremos saber é: será que existe mesmo um tipo de tratamento que se aplica a todas as pacientes?

Bibliografia:

http://jamanetwork.com/journals/jamaoncology/article-abstract/2585036

Autora

Dra Maria Helena Cruz Rangel Da Silva
CRM mg 49563 RQE 28713
Médica Oncologista Clínica da clinica Oncocentro Bh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *