Pílula anticoncepcional protege contra alguns tumores

Pílula anticoncepcional protege contra alguns tumores

Uma preocupação desde introdução da pílula anticoncepcional na década de 60 seria se ela poderia levar ao desenvolvimento de câncer. Isso levou gerações de mulheres a se questionarem sobre os possíveis riscos para a saúde ao escolherem sobre esse método de controle de natalidade. Publicado uma pesquisa da Universidade de Aberdeen, de longo tempo de acompanhamento de pacientes que fazem uso de pílula mostrou dados que, na verdade, sugerem que o anticoncepcional possa proteger contra alguns tipos de câncer.

Vários outros estudos também já foram criados para tentarem responder essa pergunta. Alguns resultados sugerem aumento no risco de desenvolvimento no risco de câncer de mama e colo uterino e outros sugerem proteção contra desenvolvimento do câncer de endométrio e ovário. Esses estudos sugeriram que os efeitos perduraram por muitos anos depois que as mulheres pararam de usar a pílula.

O estudo de nome Oral Contraception Study foi estabelecido em 1968 pelo Royal College of General Practitioners para avaliar a longo prazo os efeitos do anticoncepcional oral. Para o estudo foram recrutadas 46.022 mulheres e tiveram a saúde acompanhada por 44 anos, sendo o estudo mais longo sobre os efeitos da pílula. Os dados encontraram foram:

– Risco 19% menor de câncer de intestino;

– Risco 34% menor de câncer de endométrio:

– Risco 33% menor de câncer de ovário;

Os efeitos perduraram por pelo menos 30 anos que o uso da pílula foi interrompido.

Também foi avaliado o risco de todos os tipos de câncer mais comum nas mulheres que utilizaram a pílula e não houve novos riscos de câncer  em fases mais avançadas da vida, quando as neoplasias são comuns em toda  população.

Apesar dos dados positivos como um todo, os pesquisadores do estudo não recomendam a pílula anticoncepcional para prevenção de câncer, mas sim alegam que os dados trouxeram mais segurança sobre a medicação.

http://www.medscape.com/viewarticle/877623

Autora

Dra. Milena Macedo Couto. CRM 57978

Médica residente do serviço de oncologia do Hospital Felicio Rocho

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *