Quando fazer a primeira colonoscopia da sua vida?

Quando fazer a primeira colonoscopia da sua vida?

Recentemente a American Cancer Society (ACS) publicou uma atualização sobre o rastreamento do câncer de intestino. A principal mudança foi na idade para se iniciar o rastreamento. Agora a ACS recomenda que se faça o primeiro exame de rastreamento aos 45 anos de idade. A idade anterior era aos 50 anos. Essa mudança é justificada pelo aumento da incidência de câncer de intestino grosso em pessoas mais jovens. O principal exame de rastreamento no câncer de intestino é a colonoscopia.

Nos EUA o câncer de intestino é o quarto tipo de câncer mais comum em adultos. É a segunda causa de morte por câncer. O número de casos de câncer de intestino grosso em pessoas acima de 55 anos de idade vem caindo. Porém o número de casos em pessoas com menos de 50 anos de idade está aumentando.

A recomendação atual da ACS diz respeito à pessoas com risco médio para câncer de intestino grosso. Ou seja, a população em geral. Pessoas com risco aumentado, por exemplo aquelas com vários casos de câncer na família, devem iniciar o rastreamento antes. Essas pessoas com maior risco devem procurar um médico especialista para pedir orientação sobre o rastreamento.

O rastreamento do câncer de intestino pode ser feito utilizando um exame de fezes altamente sensível ou um exame visual d0 intestino, como a colonoscopia. Toda alteração observada no exame de fezes deve ser confirmada com a colonoscopia. Já falamos sobre esses exames antes: clique aqui

Uma colonoscopia normal deve ser repetida a cada dez anos até os 75 anos de idade.

Referência:http://www.ascopost.com/News/58890

                    https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.3322/caac.21457

 

Autor

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235

Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho, da clinica Oncocentro BH

Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *