Sobreviventes do câncer : novos estudos

Sobreviventes do câncer : novos estudos

O número de pessoas que sobrevivem ao câncer vem aumentando a cada dia.  Essa população de pacientes é chamada de sobreviventes do câncer. O acompanhamento desses pacientes traz importantes informações. Já falamos aqui que essas pessoas apresentam maiores taxas de complicações cardiovasculares. Esse mês na revista Jama Oncology pesquisadores dinamarqueses reportaram os dados de um estudo avaliando as complicações endócrinas em sobreviventes do câncer.

Os estudos avaliando os sobreviventes do câncer são realizados, em sua maioria, com pacientes tratados quando jovens. Os tumores mais frequentes nesses estudos são linfomas, leucemias e tumores de testículo.

O estudo conduzido na Dinamarca avaliou dados de 32.548 pacientes tratados entre 1977 e 2010 e que haviam sobrevivido a um câncer. Esses pacientes foram diagnosticados entre as idades de 15 a 39 anos.

Um total de 2.129 pacientes (6,5% da população estudada) procuraram o serviço de saúde da Dinamarca motivado por um problema endócrino. Essa taxa é maior do que a esperada para pessoas sem um diagnóstico prévio de câncer (3,8%).

Os problemas endócrinos mais comumente observados foram: doenças da tireóide, disfunção testicular e diabetes.

O reconhecimento de que pacientes sobreviventes do câncer apresentam risco de desenvolverem outras doenças é muito importante. Ajuda a aconselhar melhor os pacientes, acompanhá-los de uma forma mais ampla e traçar estratégias para prevenção e tratamento adequado de futuros problemas de saúde.

Ref: https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2686037?utm_source=silverchair&utm_campaign=jama_network&utm_content=weekly_highlights&cmp=1&utm_medium=email

Autor

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235

Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho, da clinica Oncocentro BH

Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *