Aspirina em pacientes com câncer do aparelho digestivo

Aspirina em pacientes com câncer do aparelho digestivo

 

A aspirina é uma medicação barata, acessível e com  efeitos colaterais bem conhecidos. Além disso, ela protege contra doenças do coração, Alzheimer e câncer de intestino. Não precisava de mais, porém um estudo realizado na Holanda e publicado em congresso europeu de cancerologia ( ESMO – sigla em inglês ) no mês de setembro mostrou que a aspirina aumentou o tempo de vida em pacientes com câncer do aparelho digestivo.

O estudo foi realizado na Holanda, na Universidade de Leiden, com 13.715 pacientes com diagnóstico de câncer de qualquer parte do aparelho digestivo. Os pacientes foram recrutados de 1998 a 2011 e eram distribuídos de maneira aleatória para o usar ou não a Aspirina depois do diagnóstico do câncer. Eles foram acompanhados por uma média de quatro anos.

Os grupos tinham composição semelhante e foram ajustadas as comparações para sexo, idade, estadio de doença, cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Após este ajuste o grupo que usou a aspirina teve uma chance de sobreviver duas vezes maior que o grupo que não usou.

Os desafios para o futuro são descobrir qual a dose e quanto tempo de tratamento é o ideal. Os pesquisadores também querem descobrir qual grupo de pacientes mais se beneficiou. Mas numa época em que os tratamentos modernos são caros e indicados para poucos, a promessa de vida numa droga barata é no mínimo animador.

Bibliografia: 

Post diagnosis aspirin improves survival in all gastrointestinal cancers. Setembro/2015

Www.alphagalileo.org/viewitem.aspx?itemid=156736&culturecode=en

Autores:

Dra Maria Helena Rangel

Médica residente do serviço de oncologia Clínica Hospital Felicio Rocho

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235

Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho, da clinica Oncocentro BH, da Urológica e do IPSEMG

Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

Membro da ESMO

Comments (1)

  1. Marco H. da Silva Tavares - Responder

    A minha parceria com o Ácido Acetilsalicílico 100mg – 2 comps.apos o almoço já vão mais de 38 anos, com ótimo sucesso, hoje com 70 anos. Já fiz quatro cirurgias, sendo duas em oncologia, onde os carcinomas de 3 mm, encontravam-se bem reduzidos, sem comprometimento de orgãos próximos., com cirurgia bem simples e sem uso de quimioterapia.
    Agradeço muito ao “São” Àcido Acetilsalicílico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *