Uso de tinturas e alisantes capilares podem elevar o risco de CA. de mama

Uso de tinturas e alisantes capilares podem elevar o risco de CA. de mama

Uma pesquisa recente entre americanas brancas e negras sugere que mulheres que se submetem frequentemente ao processo de coloração escura do cabelo, com uso de tinturas e alisantes capilares apresentam risco elevado de câncer de mama.

Foi um estudo de caso-controle em que se entrevistaram 4285 pacientes com diagnóstico de câncer mama desde as fases iniciais até as mais avançadas, entre 20 a 75 anos. O questionário do estudo era bem abrangente, incluía informações sobre história familiar, exposição prenatal, história reprodutiva, estilo de vida (uso de produtos capilares, cigarro, consumo de álcool, atividade física, uso de vitaminas), além de peso e altura. Em termo dos produtos capilares, o questionário era sobre o uso de tinturas, relaxantes/alisantes químicos e foram questionadas se realizam o procedimento pelo menos 1x ao ano.

Mulheres negras que relataram uso de tinta escura apresentaram risco de 51% maior de desenvolver câncer de mama do que aquelas que não usaram, enquanto mulheres brancas que relataram uso de relaxantes químicos apresentam 74% maior risco de câncer de mama. O risco foi ainda maior em mulheres brancas que usaram  tanto tintura quanto relaxantes químicos, cerca do dobro em relação àquelas que não usaram.

O estudo não entrou em detalhes sobre a composição de cada agente usado, por isso serão necessários análises dos produtos (tinturas e alisantes)  em todo o mundo para identificar quais são os possíveis agentes responsáveis pelo câncer. Os pesquisadores não fazem contraindicação absoluta para que não se pinte ou alise os cabelos, porém recomendam que seja feito na menor frequência e com métodos mais naturais possíveis.

Referência:

https://academic.oup.com/carcin/article/doi/10.1093/carcin/bgx060/3866007/Hair-product-use-and-breast-cancer-risk-among

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *