Vinhos pinot noir podem ser úteis!

Vinhos pinot noir podem ser úteis!

A uva pinot noir é reconhecia por sua nobreza. Ela produz vinhos delicados. A borgonha é uma região francesa onde são produzidos os melhores vinhos pinot noir do mundo. Existem várias pesquisas relacionando propriedades da uva pinot noir úteis na prevenção  e tratamento do câncer. Os vinhos pinot noir produzidos na borgonha são muito ricos em resveratrol, substância associada a aumento da expectativa de vida.

Na borgonha as videiras são expostas a um ambiente com elevada umidade do ar. A umidade elevada propicia uma proliferação de fungos que atacam as plantas. Para se defenderem elas produzem polifenóis que atacam os fungos. Os polifenóis  se concentram na casca da uva e são liberados durante o processo de fermentação na fabricação do vinho. O resveratrol é um desses polifenóis.

A universidade de Dijon, na borgonha, pesquisa muito sobre o resveratrol. Essa substância vem mostrando propriedades anti tumorais em estudos laboratoriais. Alguns desses estudos mostraram que o resveratrol pode inclusive potencializar a ação da quimioterapia.

Muitas vezes os pacientes perguntam sobre a ingestão de álcool durante a quimioterapia. Não existe uma resposta única para todos. Depende muito do tipo do câncer, do tipo do tratamento e da saúde do paciente. Nas situações onde não existam contra indicações absolutas ao uso de pequenas quantidades de álcool durante a quimioterapia o vinho pode ser uma boa opção! A uva pinot noir alem de ser muito saborosa pode ter algumas propriedades importantes.

Referência

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed

Autor:

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235
Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho e da clinica Oncocentro BH
Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *