Estatinas podem ajudar no tratamento do câncer de mama

Estatinas podem ajudar no tratamento do câncer de mama

As drogas que reduzem o colesterol são frequentemente empregadas para prevenção da doença cardiovascular. As estatinas são as principais drogas dessa classe. Esse mês um interessante estudo foi publicado avaliando o uso de estatinas em pacientes com câncer de mama. Pesquisadores do Dana-Farber Câncer Institute mostraram que mulheres na pós menopausa recebendo tratamento hormonal adjuvante se beneficiaram do uso de estatinas. 

O tratamento hormonal adjuvante é administrado após a cirurgia com o intuito de reduzir a chance do tumor voltar. Em mulheres na pós menopausa e cujos tumores expressam receptores hormonais, os inibidores da aromatase são as drogas mais utilizadas. Elas reduzem a produção de estrogênio no corpo da mulher.

Mas o que tem isso a ver com colesterol e com os medicamentos que atuam sobre ele?

Os mecanismos são diversos e as vias moleculares são difíceis de explicar para o público leigo porem existe evidência que:

– O nível aumentado de colesterol pode afetar o funcionamento do inibidor de aromatase.

– A estatina reduz a atividade de vias celulares importantes para a proliferação das células tumorais.

Os pesquisadores observaram um grupo de mulheres que receberam inibidor de aromatase como forma de tratamento adjuvante no estudo BIG 1-98. Nesse grupo eles avaliaram as mulheres que fizeram também uso de estatina.

O resultado foi muito interessante: as mulheres que fizeram uso de estatina concomitante com o inibidor de aromatase tiveram menor chance de o tumor recidivar!

Esse é o primeiro estudo observacional nesse sentido. Novos estudos, principalmente estudos randomizados são necessários para tirarmos conclusões mais precisas.

Referência

http://ascopubs.org/doi/full/10.1200/JCO.2016.70.3116

Autor:

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235
Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho e da clinica Oncocentro BH
Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *