Câncer na China

Câncer na China

A China, com sua população de 1.37 bilhões de habitantes, tem números impressionantes em diversas áreas. As estatísticas relacionadas ao câncer eram, até então, pouco confiáveis. Recentemente, dados de melhor qualidade relacionados à incidência e mortalidade por câncer, no ano de 2015, foram reportados pelo pesquisadores do Centro Nacional de Câncer, em Beijing. Os números publicados pelo Dr.Wanqing Chem na revista Câncer Journal for Clinicians  são impressionantes.

Na China, em 2015, ocorreram 4,3 milhões de casos de câncer. Isso dá uma média de 12.000 casos novos de câncer por dia!

O câncer de pulmão é o tipo mais comum e também a principal causa de morte por câncer.

Entre os homens, os tipos de câncer mais comuns são: câncer de pulmão, estômago, esôfago, fígado e intestino grosso. Em conjunto, esses tumores representam ⅔ de todos dos tumores diagnosticados.

Entre as mulheres, os tipos de câncer mais comuns são: câncer de mama, pulmão, estômago, intestino grosso e esôfago. O câncer de mama sozinho representa 15% de todos os câncer que afetam as mulheres chinesas.

É estimado ainda que na China, em 2015, tenham ocorrido 2.814.000 de mortes por câncer! São cerca de 7.500 mortes provocadas pelo câncer por dia.

Os cinco tumores que mais matam na China, incluindo homens e mulheres, são: câncer de pulmão, estômago, fígado, esôfago e intestino grosso.

Na China, a mortalidade por câncer é bem maior nos homens do que nas mulheres (165.9 versus 88.8 por 100.000). Todavia, a taxa de mortalidade vem caindo em ambos os sexos nos últimos anos. Apesar disso, devido ao crescimento e envelhecimento da população, o número de mortes aumentou cerca de 73% nos últimos 10 anos.

O tabagismo pode ser apontado como responsável por ¼ das mortes por câncer na China. Em 2010, estimava-se que metade dos homens adultos chineses eram tabagistas!

Outros fatores de risco importantes para câncer observados na população chinesa são infecções crônicas pelos vírus da hepatite B e C (câncer de fígado) e pela bactéria H. pylori (câncer de estômago).

 

Referência

Chen W, Zheng R, Zhang S, et al. Cancer Statistics in China, 2015. CA: Cancer J for Clin 2016; Published early online 26 January. doi: 10.3322/caac.21338.

 Autor

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235

Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho, da Clínica Oncocentro BH e do IPSEMG. Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

Entre as

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *