Sexo oral e câncer de orofaringe.

Sexo oral e câncer de orofaringe.

Há cerca de dez anos a Organização Mundial de Saúde estabeleceu o vírus HPV como agente causal do câncer de orofaringe.O vírus HPV é transmitido na grande maioria das vezes por via sexual.O câncer de orofaringe está entre os cinco tumores cuja incidência aumentou de 1975 a 2009 nos Estados Unidos.Esse aumento de incidência vem sendo observado em várias regiões do mundo, notadamente em homens e em países mais evoluídos. Isso tem relação direta com a infecção viral e com os hábitos sexuais dessas populações. É o que mostra o artigo publicado por pesquisadores da universidade de Ohio no Journal of Clinical Oncology em outubro de 2015.

O HPV é um vírus sabidamente causador do câncer de colo uterino  e do câncer de canal anal.Em relação ao câncer de orofaringe, um grande número de estudos apontam o HPV,principalmente o subtipo 16,como sendo um dos agentes causadores da doença. Os outros fatores que também aumentam o risco de câncer de orofaringe são o etilismo e tabagismo.

Uma análise de 2.099 casos de câncer de orofaringe em pacientes americanos mostrou que o DNA do vírus HPV era encontrado em 20,9% dos tumores diagnosticados antes de 1990 e em 65,4% dos tumores descobertos após 2000.

Estima-se que o tempo de latência entre a infecção viral e o diagnóstico do câncer é de 10 a 30 anos.

O comportamento sexual é comprovadamente um fator de risco para infecção pelo HPV e a para o câncer de orofaringe.O número de parceiros de sexo oral durante a vida é importante fator de risco para o câncer de orofaringe.

O número de pessoas que reportam já terem praticado sexo oral varia muito de acordo com o país onde é feito o levantamento, por exemplo:

– 9% dos homens da índia versus 78% dos homens nos Estados Unidos.

– 12% da mulheres no Brasil versus 66% nos Estados Unidos.

A população de maior risco para o desenvolvimento do câncer de orofaringe associado ao HPV são os homens entre 55 e 64 anos.

Não se sabe atualmente qual é o impacto da vacinação contra o HPV na incidência do câncer de orofaringe, os estudos ainda estão em andamento.

 

Referência:

  1.  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26351338

Autor

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235

Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho, da Clínica Oncocentro BH e do IPSEMG. Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *