Ribociclib: nova droga contra o câncer de mama

Ribociclib: nova droga contra o câncer de mama

O tratamento do câncer de mama avança de forma rápida. Como já falamos em outros posts o câncer de mama não é uma doença única. Existem vários subtipos da doença. O câncer também pode se classificar ainda como sendo localizado ou metastático. Hoje vamos conversar sobre o câncer metastático, ou seja quando as células tumorais atingem outros órgãos. Uma nova droga chega nesse cenário: o ribociclib.

Os principais objetivos do tratamento nessa fase são: reduzir o volume de doença, melhorar os sintomas da paciente, controlar a doença por mais tempo, aumentar o tempo de vida da paciente e melhorar a qualidade de vida.

O ribociclib é uma droga oral que atua no ciclo celular. Ela foi avaliada em um estudo clínico randomizado apresentado no inicio do mês. O público alvo do estudo foram mulheres na pós menopausa com tumores receptores hormonais positivos e cerb 2 negativo. Esse é o subtipo de câncer de mama mais comum na pós menopausa.

As pacientes incluídas no estudo  foram mulheres com câncer de mama que não haviam recebido tratamento medicamentoso anteriormente. Elas foram divididas em dois grupos:

– O primeiro grupo foi tratado com a combinação de letrozol (uma hormonioterapia oral) mais o Ribociclib

– O segundo grupo recebeu o letrozol mais placebo. O letrozol pode ser considerado um tratamento padrão nessa população de pacientes.

Os pacientes tratados com o ribociclib mais o letrozol evoluíram melhor. O tempo de controle da doença foi significativamente superior. A taxa de resposta tumoral também.

Os pacientes tratados com o ribociclib tiveram maior incidência de efeitos colaterais. Principalmente redução de glóbulos brancos.

Notícias como essa são muito animadoras. O uso de drogas inovadoras é um dos fatores que contribui para o combate ao câncer. Um grande número de mulheres no mundo será beneficiado. Ponto para a  ciência.

Referência:

ESMO.ORG

 

Autor

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235
Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho e da clinica Oncocentro BH
Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *