Ribociclib: nova droga para o câncer de mama

Ribociclib: nova droga para o câncer de mama

Mais uma boa notícia para as pacientes que lutam contra o câncer de mama. Esse ano chega ao Brasil uma nova classe de drogas: os inibidores de ciclina. Dentre eles está o Ribociclib, droga que, combinada com o tratamento hormonal, demonstrou ótimos  resultados  em importantes estudos. Nesse post vamos conversar um pouco sobre esse  medicamento promissor.

Já falamos aqui que um pouco mais da metade das pacientes com câncer de mama tem tumores que expressam receptores hormonais. Para essas pacientes a hormonioterapia é um tratamento muito importante. Chamamos de hormonioterapia  os tratamentos que atuam sobre os receptores de hormônio ou que reduzem a produção de hormônios.

A hormonioterapia pode ser empregada na prevenção do câncer de mama, no tratamento adjuvante ( onde é usada para reduzir o risco de recidiva da doença) e no tratamendo da doença metastática. Aqui vamos conversar sobre a doença metastática.

Importantes estudos mostraram que a adição de uma nova classe de medicamentos, os inibidores de ciclinas, quando associados à hormonioterapia melhoram os resultados do tratamento do câncer de mama metastático.

As ciclinas são importantes integrantes do ciclo celular e os principais inibidores de ciclina são o ribociclib o palbociclib e o abemaciclib.

Recentemente, no congresso americano de oncologia, foram apresentados os resultados do estudo MONALEESA-3. Nesse estudo foram incluídas mulheres com câncer de mama metastático , cujos tumores expressavam receptores hormonais. Cerca da metade das pacientes não haviam ainda recebido nenhum tratamento hormonal.

As 726 pacientes foram randomizadas para receberem fulvestranto ou a combinação de fulvestranto mais riibociclib. A sobrevida livre de progressão foi quase que o dobro nas pacientes tratadas com a combinação!!

Os principais efeitos colaterais do ribociclib são:neutropenia ( queda glóbulos brancos), náuseas e alterações nas enzimas hepáticas e no eletrocardiograma. Os efeitos contudo são manejáveis.

 

Ref: http://abstracts.asco.org/214/AbstView_214_218409.html

 

Autor

Dr. Volney Soares Lima
CRM MG 33029 / RQE 15235

Médico Oncologista Clínico do Hospital Felicio Rocho, da clinica Oncocentro BH, da Urológica e do IPSEMG

Membro Titular Sociedade Brasileira Oncologia Clinica

Comments (4)

  1. Boa noite, estou fazendo tratamento com anastrozol, mas o efeito colateral e dores articulares já tenho artrose desgaste no joelho tenho sequela de poliomielite estou sofrendo depois que comecei usar.Sera que posso tomar essa medicação.Pode mudar de medicamentos.

    • Elza, boa noite. O anastrozol dá muita dor nas articulações mesmo.
      O ribociclib atualmente só é aprovado para pacientes com doença metastática.
      Sugiro conversar com seu médico sobre se essa troca é possível ou não.
      A medicina é muito individualizada e cada caso é um caso…
      Te desejo todo sucesso no seu tratamento
      atenciosamente
      Volney lima

  2. Oi Dr Volney obrigado pela orientação vc lembra de me Elza Ipsemg trabalhei na quimioterapia estou tratando com Leandro fazendo. Controle oncologia aqui no Felício Rocho.Mas anastrozol acaba cmg muitas dores articulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *